..
Depressão
Disposição afetiva caracterizada por certo grau de apatia, desinteresse pela realidade exterior, tendência à inatividade e ao isolamento, certa insensibilidade amorosa e redução do amor próprio. O termo depressão parece ter substituído melancolia, nome dado ao mesmo fenômeno, em medicina, desde Hipócrates (sec. V aC).
Em casos extremos de depressão, o desamor da pessoa por si pode levar ou à expectativa delirante de punição iminente ou a impulsos de suicídio. Insatisfação sexual é uma causa provável de depressão, que aparece associada a sexo também de muito outros modos.
Em forma característica, a depressão só se manifesta depois da puberdade e sua incidência parece aumentar com a idade. Na mulher essa tendência crescente à depressão com o passar dos anos é mais acentuada do que no homem: na juventude a depressão ocorre mais freqüentemente em homens do que em mulheres, mas a proporção se inverte na velhice. Ainda assim, é maior o numero de homens que se suicidam em associação com estado depressivos da velhice.
A depressão talvez seja influenciada por fatores corpóreos da sexualidade (por exemplo, nível de hormônio) ou também pelas tensões da conciliação dos impulsos sexuais com as limitações da realidade e das normas sociais.
fonte: dicionario da Vida Sexual
vol: 1
autor: Aldo Pereira