hh.jpg)
Mandioca
Aipim
Macaxeira
Rica em amido, possuem duas espécies;
a mandioca-brava contem em sua seiva acido cianídrico, e a raiz por ser altamente venenosa, não pode ser comida, em condições naturais.
A mandioca–mansa, também chamada de aipim ou macaxeira, possuem hastes que vão de 1,5 metro a 3 metros de altura, um caule delgado e ramificado, com folhas longas, com raízes tuberosas, cônicas, polpudas, com casca pardacenta e massa branca, atingem ate 1metro de comprimento e 22cm de diâmetro.
É rica em amido, mas pobre em proteínas gorduras e vitaminas, dispensa cuidados e adubos. Tem um dos ciclos vegetativos mais longo, variando de 10 meses a 3 anos.
Considerado nativo do nordeste, onde era usada no preparo de alimento básico pelos índios. Foi introduzida na áfrica pelos portugueses no tempo da colonização, amplamente cultivada nos paises tropicais e sub tropicais. O Brasil foi o maior produtor mundial na década de 70.
Da raiz é extraído um suco que serve de base para diversos molhos, as raízes tuberosas, são aproveitadas na alimentação de suínos, além de produzirem álcool, tiquira(bebida apreciada na Amazônia e no Maranhão) e cauim (bebida fermentada indígena). da farinha faz-se sopas, pirões, mingaus e beijus.
Deve ser exposta ao calor (fervida ou azada) para que seu veneno perca o efeito.
quanto mais tempo ficam na terra, mais dura ficam.