10.6.08

Vanilla. Uma planta demais


Baunilha

Nome comum de mais de 60 espécies de orquídeas, pertencentes ao gênero da vanilla, plantas trepadeira de raiz terrestre, caule cilíndrico, carnoso e nodoso, que às vezes atinge 20 metros de comprimento, com muitas ramificações, fixa-se às arvores, por meio de uma ou duas raízes adventícias que se forma em cada nó. A espécie mais importante comercialmente é a vanilla planifólia, oriunda do México. Caule glabro, folhas curtipecioladas, carnosas e coriácias, que atingem 22 cm de comprimento por 6mm de largura, as flores são grandes, verde-amareladas, com labelo de 5 cm de comprimento, de cor amarela, com estrias alaranjadas; dispostas em racimos no ápice dos ramos. O fruto em forma de cápsula alongada, amarelo-esverdeada curvada nas extremidades, atingindo mais de 20 cm comprimento por 6 a 8 mm de largura, com muitas sementes finíssimas , quase preta, para amadurecer, leva 6 a 7 meses. São submetidas a certos processos de maturação artificiais prolongados.
México, ilha de trindade, e Madagascar são os maiores produtores, também cultivada no Brasil, de São Paulo, Goiás, ao extremo norte, principalmente Minas Gerais e Rio de Janeiro. Essa é a espécie que nos da um valioso condimento aromático chamado de baunilha, usado na industria de perfumarias, em confeitarias e na fabricação de chocolate. Para o comercio, são submetidos a um processo bem complexo de fermentação e secagem. Essa é a espécie que nos da um valioso condimento aromático chamado de baunilha, usado na industria de perfumarias, em confeitarias e na fabricação de chocolate.
Substancia de natureza aldeídica cuja formula é: C2H8O3. atualmente produzida sinteticamente, não possuem o mesmo fino aroma da baunilha por lhe faltar componentes secundários, deixando assim um pouco longe da perfeição natural.
Em outras palavras, baunilha é uma espécie de orquídea, usada na alimentação, e perfumarias. Pode ser sintética, mas não chega a ser tão perfeita. Essa planta tropical, para amadurecer é submetida a processos longos a artificiais.