16.8.08

Plâncton - Fitoplâncton



Bacilariofíceas, ou diatomáceas:
algas microscopicas do fitoplâncton
de aguas doces e marinhas



Fitoplâncton agrupa as espécies que são autotróficas, ou seja; um grupo que realiza fotossíntese, como as algas dinofíceas, ou pirrofíceas (são as mais abundantes); as diatomofíceas, ou as bacilariofíceas, as criptofíceas ou diminutas com a as cocolitáceas (classificadas como haptofíceas), e as silicoflagelatofíceas, entre outras.
Esses organismos às vezes se unem em filamentos cobertos de mucilagem que dispensam o uso do microscopio para poderem ser observados.
Três grupos principais:
1. Dinofíceas: são organismos unicelulares eucariotas de morfologia assimétrica, medem10 a 200mmcor entre o verde e o castanho, quando em grandes quantidades, a água toma um tom avermelhado, conhecido como maré vermelha.
2. Crisofíceas: organismo de pigmentação amarela, possuem clorofila ‘a’ e ‘c’ e fucoxantina, não armazenam amido. Protegida por escamas mineralizadoras de silício ou carbono de cálcio.
Criptofíceas: unicelulares alongados e assimétricos medem entre 5 e 20mm, apresentam dois flagelos e uma variedade de pigmentação que define a espécie.