
Hidromedusa Carnivora
o Zooplâncton pode ser herbivoro, ou omnívoro
São as espécies de plânctons heterotróficas, ou seja, nâo são capazes de fabricar seu alimento apartir da matéria inorgânica, exeto os organismos sinbiontes, e que vivem em suspensão na água, tendo limitada sua capacidade de locomoçao.
Possuem grande variedade de grupos zoológicos, entre os grupos unicelulares (reino protistal), tem destaque às classes dos sarcodinos, ciliados ou flagelados (são os menores, 20mm).
Seres que vivem em colônias podem chegar a ter centímetros.
No reino pluricelulare, os representantes do tipo dos molusculos cnidários, quetognato rotiferos, ainda e subtipos dos crustáceos e tunicados. Ainda podem estar nas larvas de invertebrados.Alguns organismos podem atingir dimensões (2m), ex. As medusas (cnidários).
Pode ser identificadas espécies herbívoras que se alimentam somente de fitoplâncton, espécies carnívoras que se alimentam da própria espécie. A enregia e a matéria acumulada pelo fitoplancton na fotossíntese é posta a disposição dos grandes carnívoros marinhos (vertebrado ou invertebrados) geralmente através do zooplâncton .
De um modo geral, o zooplâncton e dominado por herbívoro e omnivoros, que soa cerca de 70% da bio-massa das águas frias e temperadas, 40 %, os carnívoros são abundantes, nas águas tropicais. A escassesa de nutrientes nas águas tropicais impede o bom desenvolvimento do fitoplâncton, e causa desequilíbrio. O zooplâncton encontrase em atividade a uma profundidade de 200m e o fitoplancton não chega a isso.
Deslocam-se, mas nao tem suspençao, para se manterem na superfície da água, as espécies desenvolvem apêndices que deixam a superfície corporal maior, e retardam a sedimentação.
A abundancia de zooplâncton se da dependendo da região biográfica nos pólos, da se no verão nas águas temperadas, um na primavera e outra no verão, nas aguas tropicais ao longo de todo o ano.