NONI - Morinda citrifolia
Pessoas grávidas ou amamentando e recém nascidos, devem ter cuidado por não se ter nada de concreto referente ao assunto, já pesquisas mostraram que pessoas que possuem algum problema de fígado, deve ter em mente que o noni não é indicado. O uso em um espaço de tempo relativamente curto, já demonstra que o efeito pode ser muito prejudicial para a glândula. Havendo, em alguns casos, necessidade de transplante com apenas três a quatro dias de uso da planta.
Nasce verde, após fica amarela e por fim branca, quando então chega a hora de colhe-la,
Com o tamanho entre 4 a 7 cm, oval, muitas sementes, tem um sabor bem desagradável, com forte odor, podendo ser bem aceito pelo estomago, alguns a chamam de ‘fruta de queijo’ ou ainda ’fruta de vômito’.
Pode ser consumido cru ou cozido, ou em forma de suco, sendo uma fruta dividida em oito partes, e consumida ao natural, uma parte por dia, dividida em três doses diárias ou quatro frutas - 1 litro de água, que deve ser tomado uma ou duas colheres de sopa por dia do suco.
Pode usar também as folhas, segundo conhecedores mais antigos.
Aborígenes australianos e alguns povos do Sudoeste da Ásia ingerem a fruta cozida com especiarias ou crua com sal.
Esta planta de floresta tropical é considerada sagrada na polinésia e na índia, conhecida a mais de 2.000 anos, pelos nativos, que a chamam de noni. Podem chegar à 9 metros de altura, as flores são pequenas e brancas e o fruto dá o ano todo.
Pouco conhecida no Brasil, está sendo cultivada na região do Mato Grosso.
Família das Rubiáceas,
designada: Morinda citrifolia;
toda a planta pode ser usada,
indicação, antiinflamatória, antitumoral, e analgésica, planta imunoestimulante.
contra indicações são as citadas no texto acima, portadores de disfunção hepática, grávidas e lactentes devem ter cuidado.
Leia mais sobre o assunto, converse.
Pergunte ao seu medico.
..