26.7.08

Jacob Van Ruisdael

Tela à oleo de
Jacob Van Ruisdael
perto de Wijk bij Duurstede
Museu do Estado
Ansterdão
Paises Baixos
Cerca de 1670

DVD - Blu-Ray

Nessa geraçao, o mais interativo, vence a disputa pelo padrao.

Henri Cartier-Bresson 'icone fotojornalistico'


Recitava:“Sou um pouco são Francisco das imagens, não falei com os animais, mas extrai dos homens o melhor e o pior, e neste caso, perdoei a todos, mesmo quando minha 'Leica' colhia instantes de atroz ferocidade”.

Mesmo sem querer ser, Henri Cartier-Bresson, foi um ícone da geração de ouro do fotojornalismo no começo de 1930, um Mozart da fotografia, encerrou sua carreira em 1973, para dedicar-se à pintura.Foi prisioneiro de guerra em 1940. Assistente de direção de três filmes de Renoir, amigo do surrealismo e dos artistas carregava sua câmera, uma Leica, como se fosse uma amante, um bloco de notas. Enquadrava com tensa emoção. Estilo autoral documentava e interpretava os fatos. Sua obra começou, com vocação a aventuras, em 1931. Desgastes do tempo e da realidade. Seus temas mais conhecidos: os últimos dias da Revolução Chinesa (1949), Índia de Ghandi (incluindo a morte do líder), dia-a-dia, e viagens pela Itália, México, EUA. Fotografava com discrição “um gato que não incomoda”. Esteticamente correto, subordinava à documentação e ao caráter humanista. Fundou a Magnum, em 1947, dona do acervo fotográfico mais significativo da historia do século XX, ao lado de jornalistas como Robert, Capa e David “Chim” Seymour (ceifados nas coberturas das guerras de Suez e Indochina), “aventureiros movidos à ética” era como definia o grupo.

Refeiçao da Piton

Uma refeiçao de peso



Os bombeiros de um vilarejo da Malásia trabalharam dois dias para desbloquear a estrada, que esta cobra interrompia depois de engolir uma ovelha prenhe, a cobra 'Piton' que mede seis metros, pesa 90 quilos mal se mexia.

20.7.08

O gato CIVET


Também torrado e em grãos



O civet cat. Habitante da Indonésia, sudeste da Ásia, usando de seu olfato espetacular, escolhe os frutos do café que estão maduros, para sua alimentação. Os grãos passam pelo estomago e são descascados, as enzimas cuidam da mucilagem e são defecadas por fim. Permanecem ate os colhedores virem recolher para processar,
guardados em terreiros onde atingem uma umidade de 11%.
Quantidade de oferta é restrita devida coleta de aspecto artesanal dos grãos, reflete nos valores exorbitantes.
O café cru tem o titulo de Natural Kopi Luwak custa entorno de 1.500 reais o kilo.

Tem um odor fecal extraordinário

O felino Civet um gato da família dos viverrídeos, que habita a África e Índia.
Alguns mantidos em cativeiro, tem sua glândula anal literalmente espremida para que a secreção seja recolhida, pois possui um aroma sensual com poder de fixação extraordinário. O Civeta natural foi banido, apenas o aroma sintético ainda é utilizado.

18.7.08

A Desolada

A Desolada
Oleo sobre tela - 36,5 x 63,5cm
Museu da Arte de Sao Paulo Assis Chateaubriand

Amolação interrompida


Almeida Junior - Amolaçao Interrompida

(Pinacoteca deSao Paulo) estampa XXI

Bicho da Seda

Certa espécie de mariposa que fornece um fio resistente, ao tecerem seus casulos; medem cerca de 3cm com as asas abertas, alimenta-se em especial das folhas de amoreira, quando nascem são escuras e pilosas, medem 3cm de comprimento, crescem depressa em 6 a 7 semanas já passaram por 4 mudas, começa tecer seu casulo ovalado nessa fase, e levam 3 a 4 dias, o fio que envolve o casulo mede 3 000 a 4 000 metros, conforme a espécie, a crisálida morre dentro do casulo quando é visada à produção de seda. O fio é produzido em grande escala, na China, Japão, na índia, na Itália, e na França. No Brasil, após a segunda guerra, a cultura do bicho da seda recebeu grande impulso principalmente em São Paulo, devido à imigração japonesa. O bicho da seda às vezes de forma epidêmica, sofre de diversas doenças, às vezes trazendo prejuízos volumosos as grandes criações industrializadas. Acredita-se ser originarias da china, pois já esta sendo domesticado há vários séculos e não são mais encontrados em estado selvagem. Na Ásia ocidental, e Europa, chegou à era crista, nos estados unidos chegou no período colonial,
Na Ásia tem se desenvolvidas variedades na espécie saturniideos, uma espécie de larva que produz um fio marrom, gradativamente de menos qualidade.

Louva Deus

Foram descritas 400 espécies,
quase sempre de cor verde, mas também pode ter um tom mais castanho amarelado. Vivem em lugares tropicais e subtropicais, quente.
Quando estão caçando, ou em repouso, ficam em posição de prece, com as duas pernas da frente, erguidas e unidas. Predadores veroz São devoradores de insetos daninhos se fazendo útil para o homem. Algumas espécies exercem canibalismo Dão preferência por comer suas presas vivas.Chega a alimentar-se da mesma espécie, uma fêmea, chega a comer o parceiro se sentir fome.
Um louva Deus adulto e plenamente desenvolvido chega a medir 5 a 13 cm de comprimento dependendo da espécie. Facilmente camufla-se entre as folhas, e passa despercebido.Imitam perfeitamente galhos e folhas secas Logo abaixo da cabeça vem o protórax, um corpo longo e fino, que se mantém ereto. O corpo logo abaixo é mais espesso, mas também delgado e comprido, as asas são curtas e largas, as patas dianteiras possuem ganchos aguçados que prendem a vitima.
As fêmeas põem ovos em massas, são cobertos com um material viscoso que os prende nas arvores e arbustos, ficando o inverno inteiro, na primavera eclodem.

17.7.08

Maquina Fotografica

Um lugar (câmera) com uma entrada de luz onde esta um Filme ou chip CCD


Diafragma é a abertura variável que fica na objetiva, composta por um conjunto de laminas, quanto maior a abertura do diafragma menor zona focada, quanto mais fechado o diafragma mais profundidade do campo focado.

Ação da luz sobre uma superfície de celuloide revestida por uma camada de prata, sensível a luz.

Atravez do visor observa-se a imagem a ser fotografada.

Focagem permite deslocar as lentes para variar a distancia.

Fotômetro mede a quantidade de luz no diafragma e a velocidade do obturador
a velocidade da obturação determina o tempo de abertura e a passagem de luz.

O filme foi substituído por um chip sensível a luz o CCD ou dispositivo de carga acoplado, e são guardadas em um cartão de memória.

O filme, película, é uma fina lamina de celulóide, coberta por uma emulsão fotossensível disposta em varias camadas, quando exposto a luz os componentes reagem. A película colorida tem varias camadas de emulsão, cada uma sensível às cores primarias.
Películas sensíveis precisam de menos luz, são determinadas na fabricação e indicada pelo valor em graus: ISO25/15, 50/18, 100/21, 200/24, 400/ 27, 800/30graus.

Em 1727, descobriu-se a reação dos compostos de prata em exposição a luz, mas 1824 foi feita as primeiras imagens permanentes pelo Nicéphore Niepce, que chamou de heliografia( escrita do sol).
Em 1880 é descoberta a emulsão baseada na gelatina, George Eastmam inventa então a película em rolo, que mais tarde possibilitou o aparecimento de câmeras mais leves e fácil de usar.

Em 1888, a câmera Kodak-100 foi apresentada por Eastmam, carregando um filme para 100 exposições.


As câmeras flex apareceram em 1936, e são câmeras que a imagem passa pela objetiva para ser vista. Quando nas câmeras comuns a imagem é vista por uma janela que não coincide com o eixo da visão da objetiva, ficando ligeiramente deslocada.



essas caracteristicas servem para qualquer camera.

mudou o tipo de armazenamento: filme/memoria flash.



..

14.7.08

GULLIVER

Swift,
e seus títulos:
“Reverendo Doutor Jonathan Swift, deao de Saint Patric”,
em Dubin

Jonathan Swift nasceu em 1667-1745 em Dubin na Irlanda, filho de uma família pobre, estudava na universidade de sua terra natal, mas ia vagamente às aulas, começa aprestar serviço para um Diplomata escritor, Sir Willian Temple. Foi nomeado pastor da Irlanda, a política lhe chama a atenção e publica polemica obras cheias de humor. Conhece a rainha Ana e seu apogeu. Uma de suas obras é as ‘ viagens de Gulliver’, uma autentica obra prima lançada em 1726.Uma narrativa que tange uma sátira impiedosa dos costumes, com valor literário atual. Elegante e simples estilo que toma forma de um conto de fadas, original e maravilhoso.
Para se ter uma idéia, depois de um naufrágio, os pequenos Lilliputianos moradores da ilha de Lilliput amarram Gulliver fortemente enquanto ele dorme e o transportam ate seu soberano que reside na capital. O imenso tamanho do ‘o homem Montanha’ e seu humor, divertem o rei e é perdoado, tornando-se aliado do reino, ajudando a vencer seus inimigos.
Em outro episodio, ele vai para um país de gigantes. Desmesurado, as espigas de trigo são imensas que formam florestas, insetos voam ferozes, ratos do tamanho de leões, uma a águia liberta o nosso herói, que esta preso em um dedal, fazendo-o tombar no oceano, onde um navio inglês o salva , levando-o de volta para as família .

11.7.08

Memoria Flash

cartoes de memoria flash

A memória flash é um cartão de memória que equipa os pen drives, iPods nano, Palms e MP3, e vem armazenando fotos das câmeras digitais, celulares que fotografam, tocam musicas e servem de agenda pessoal. Seu tamanho, funcionalidade, grande capacidade de armazenamento substitui o disquete e os cd no transporte de arquivos. Promete substituir os tradicionais discos rígidos em breve; possuem um software instalado que permite a navegação e abertura de arquivos automaticamente nos computadores, dando a impressão que estamos usando somente o computador.
Criado no começo da década de 80 pelo japonês Fujio Masuoka, da Toshiba, a memória flash é um dispositivo de pesquisa do campo da nanotecnologia. Um nanômetro é 80 000 vezes menor que a espessura de um fio cabelo, quanto menor for os transistores, maior é a capacidade de armazenamento, cada chip da memória flash contem bilhões de transistores, os primeiros transistores mediam 220 nanômetros, ate o momento da pesquisa, alguns fabricantes conseguem 50 nanômetros e avança anualmente, a maior capacidade esta no chip da Sansung com 32 gigabytes, com 35 bilhões de transistores, ou seja, 32 horas de vídeo em alta definição e 8 000 musicas. Já esta em teste chips com 20 nanômetros conforme o físico Euclydes M. Junior, professor do Grupo de Semicondutores do instituto de física de São Carlos, da universidade de São Paulo.
Um disco rígido gasta muita energia para fazer funcionar sua mecânica que com o tempo desgasta, já na memória flash as informações são registradas por meio de corrente elétrica (não tem partes moveis) que a deixa 50% mais veloz e com consumo menor de energia.

10.7.08

Ìbis esta asssustada

íbis são pernaltas e se alimentam de pequenos peixes em açudes e riacho



A Ìbis ai de cima foi observado por duas semanas através de câmaras fotográficas, se alimentando e voando normalmente com uma fecha de 60cm atravessada ao peito, aparentando estar saúdavel. Alguns veterinários da cidade de Holly Hill, na florida (EUA), tentaram varias vezes resgatar a ave que causou supressa a todos, mas sem sucesso.
(zh)

9.7.08

Ford T em versao biocombustivel


Ford T um carro antigo, mas flex

Em 1908, Henri Ford lançou o Ford T, que funcionava tanto com gasolina como com etanol, um subproduto do petróleo que era desprezado, a gasolina prevaleceu devido o preço, os motores foram regulados e a eficiencia foi aumentada ganhando exclusividade.
Hoje o biocombustivel é a ultima palavra para carros de ultima tecnologia.

8.7.08

Minhocas e a radiaçao nuclear


Cientistas analisam minhocas em Chernobyl

O instituto de biologia de Sebastopol, no sul da Ucrânia, analisou as minhocas da região que sofreu o desastre nuclear de 1986 ( Chernobyl)- taxa de cem vezes o normal de irradiação – e constataram que 23% das minhocas se reproduzem em pares, 5% em áreas mais distantes comparando com os invertebrados de outros lugares. (Foto: Greg Wood/AFP)
Hermafroditas, dobram-se sobre si mesmas e se reproduzem.
Em pares, a reprodução re-combina sua genética, tornando mais resistentes seus descendentes para as condições adversas, tornando compreensível tal transformação.

Disco Digital

zero/um

O laser é o responsável por esse avanço

O compact disc fez sucesso, substituindo o disco de vinil , e logo depois, a fita K-7. O dvd, veio para substituir o VHS e também assumir o posto de dispositivo de armazenamento de dados com maior capacidade (8x maior que o cd, ou mais). Com a chegada do “pen drive” e suas extensões, o cd teve seu uso reduzido, mas mesmo com seus dias contados, ainda tem seu uso bastante assegurado, pois substitui o disquete no arquivamento de dados( fotos, textos, e arquivos diversos).
Por não ter atrito com agulha ou cabeçotes, a definição passa a ser impecável tanto da imagem como do áudio, contando com a vantagem de avanço, retrocesso e localização, com muito mais conforto. A vida útil chega ultrapassar com grande vantagem, os meios tradicionais de armazenamento( lp’s, fitas magnéticas, disquetes, papel, etc.) sem alteração dos dados nele salvo.