11.7.08

Memoria Flash

cartoes de memoria flash

A memória flash é um cartão de memória que equipa os pen drives, iPods nano, Palms e MP3, e vem armazenando fotos das câmeras digitais, celulares que fotografam, tocam musicas e servem de agenda pessoal. Seu tamanho, funcionalidade, grande capacidade de armazenamento substitui o disquete e os cd no transporte de arquivos. Promete substituir os tradicionais discos rígidos em breve; possuem um software instalado que permite a navegação e abertura de arquivos automaticamente nos computadores, dando a impressão que estamos usando somente o computador.
Criado no começo da década de 80 pelo japonês Fujio Masuoka, da Toshiba, a memória flash é um dispositivo de pesquisa do campo da nanotecnologia. Um nanômetro é 80 000 vezes menor que a espessura de um fio cabelo, quanto menor for os transistores, maior é a capacidade de armazenamento, cada chip da memória flash contem bilhões de transistores, os primeiros transistores mediam 220 nanômetros, ate o momento da pesquisa, alguns fabricantes conseguem 50 nanômetros e avança anualmente, a maior capacidade esta no chip da Sansung com 32 gigabytes, com 35 bilhões de transistores, ou seja, 32 horas de vídeo em alta definição e 8 000 musicas. Já esta em teste chips com 20 nanômetros conforme o físico Euclydes M. Junior, professor do Grupo de Semicondutores do instituto de física de São Carlos, da universidade de São Paulo.
Um disco rígido gasta muita energia para fazer funcionar sua mecânica que com o tempo desgasta, já na memória flash as informações são registradas por meio de corrente elétrica (não tem partes moveis) que a deixa 50% mais veloz e com consumo menor de energia.