Jonathan Swift nasceu em 1667-1745 em Dubin na Irlanda, filho de uma família pobre, estudava na universidade de sua terra natal, mas ia vagamente às aulas, começa aprestar serviço para um Diplomata escritor, Sir Willian Temple. Foi nomeado pastor da Irlanda, a política lhe chama a atenção e publica polemica obras cheias de humor. Conhece a rainha Ana e seu apogeu. Uma de suas obras é as ‘ viagens de Gulliver’, uma autentica obra prima lançada em 1726.Uma narrativa que tange uma sátira impiedosa dos costumes, com valor literário atual. Elegante e simples estilo que toma forma de um conto de fadas, original e maravilhoso.
Para se ter uma idéia, depois de um naufrágio, os pequenos Lilliputianos moradores da ilha de Lilliput amarram Gulliver fortemente enquanto ele dorme e o transportam ate seu soberano que reside na capital. O imenso tamanho do ‘o homem Montanha’ e seu humor, divertem o rei e é perdoado, tornando-se aliado do reino, ajudando a vencer seus inimigos.


Em outro episodio, ele vai para um país de gigantes. Desmesurado, as espigas de trigo são imensas que formam florestas, insetos voam ferozes, ratos do tamanho de leões, uma a águia liberta o nosso herói, que esta preso em um dedal, fazendo-o tombar no oceano, onde um navio inglês o salva , levando-o de volta para as família .